IMG_0701
Publicado: 04 Setembro 2020
“CARACAIA” – NOVO PROJETO ESPAÇO Ó

O Espaço Ó – Associação para o Desenvolvimento Comunitário do Concelho de Óbidos, lançou no passado dia 30 de Agosto, as artistas Obidenses, Daniela Fortunato e Flávia Martins, apresentaram no Espaço Ó de Óbidos - “CARACAIA” – o primeiro projeto artístico com assinatura DAFLA que pretende, através da realização de murais, materializar a identidade dos lugares. Segundo as DAFLA, “Com este projeto pretendemos valorizar a expressão em cal e a reaproximação identitária do ato de caiar, utilizando nas nossas obras esta matéria autêntica e sustentável que nos diferencia enquanto artistas.”

Ricardo Duque, presidente do Espaço Ó, pretende que este projeto se afirme enquanto agente de disseminação e promoção cultural e identitária valorizando os hábitos, os saberes, os costumes e tradições do nosso território. Considerando o elevado número de turistas que visitam Óbidos, a associação está a desenvolver um roteiro artístico por todas as freguesias de forma a que os turistas possam ter mais um motivo para as visitar. “Acredito que através da arte, conseguimos potenciar o território, promover experiências em comunidade e acima de tudo contribuir para o desenvolvimento económico e social dos lugares” refere.

A apresentação foi assinalada com a pintura do primeiro mural, intitulado “A BORDADEIRA” personificado por Maria Adelaide Ribeirete, fundadora do Bordado de Óbidos. Considerada uma mulher vanguardista para o seu tempo, foi assistente social e deixou obra feita no concelho onde nasceu, Óbidos. Após a recuperação do teto da igreja de Santa Maria, que colocou em destaque as cores e as formas originais, com a ajuda de um espelho criou, desenvolveu e ensinou a arte do Bordado. Nesta homenagem, foram vários os populares que no momento da apresentação quiseram reviver a personalidade.