gdfg
Publicado: 12 Novembro 2020
AGUARDADA – OFICINA DA CASTANHA NOVO PROJETO ESPAÇO Ó

O Espaço Ó – Associação para o Desenvolvimento Comunitário do Concelho de Óbidos, lançou, com o apoio do Município de Óbidos, simbolicamente no dia de S. Martinho - no passado dia 11 de Novembro - mais um projeto ao abrigo do programa ATIVA-TE. A cargo do empreendedor Luís Menoita Henriques, produtor de castanhas na Guarda e residente em Óbidos, o projeto e marca têm como nome "aGuardada - Oficina da Castanha".

A apresentação decorreu ao anoitecer no Jardim do Espaço Ó – Óbidos, em volta da fogueira e do assador tradicional, e contou com uma encenação da dupla "As Contadeiras", de Leonor Pintos e Marta Machado, que contaram, num tom divertido e pedagógico, algumas histórias onde a Castanha e o Castanheiro assumiam o papel principal.
Este projeto, segundo Luís Henriques, "É um projeto genuíno que pretende trazer tradições e costumes que se vão perdendo no tempo, através das Contadeiras, através da lareira em que a fogueira era o centro das casas antigas da Beira, e era à beira da lareira que se assavam as castanhas e aí contavam-se histórias e saberes dos mais antigos para nós." Estabelece-se assim uma ponte se saberes e sabores entre a Guarda e Óbidos, segundo o mesmo, “da mais Alta à mais Bela”.

Margarida Reis, Vereadora da Câmara Municipal de Óbidos, sendo responsável pela área da Saúde e Bem Estar, referiu que é fundamental conhecer e apresentar o potencial da Castanha pois é uma adição bastante enriquecedora na alimentação. Propõe esse desafio ao Luís de mostrar à comunidade as várias maneiras de confeccionar e apresentar a Castanha na gastronomia local.

Segundo Ricardo Duque, presidente do Espaço Ó, este é um projeto da valorização da castanha, que não se resume só à castanha assada, mas sim à valorização da mesma e do castanheiro. É um projeto sustentável e com tradição que vai de encontro com a missão do Espaço Ó.”
Acrescenta, “O projeto pretende ainda no futuro ter um conjunto de iniciativas que envolva a comunidade, para que se possa mostrar a versatilidade e alguns derivados deste fruto assim como recriar algumas tradições.”

Poderá encontrar a aGuardada no Jardim do Espaço Ó de Segunda a Sexta das 16h às 19h e de Sábado a Domingo das 10h às 19h.